168. Clara Sverner: “Odeon”

O conceito do álbum O piano das Américas (2002), da renomadíssima Clara Sverner, é bastante interessante. A obra, cujo título é autoexplicativo, faz um passeio pelo continente americano que parte de Gottschalk (com sua pomposa “Grande Fantasia Triunfal Sobre O Hino Nacional Brasileiro”, o icônico tema que adornava os discursos de Leonel Brizola na televisão), Gershwin e Scott Joplin (com a divertida e obrigatória “The Enterteiner”, que já escutei ser tocada por um regional como choro, confirmando o parentesco entre jazzistas e chorões); e chega ao Brasil com Oscar Lorenzo Fernández, Alexandre Levy e, claro, Villa-Lobos e Nazareth. Deste, Clara apresenta uma bonita, e cheia de personalidade, releitura do clássico “Odeon”. A execução tem um suingue discreto, mas eficiente, e traz a pianista usando e abusando de rubatos.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star