47. Rildo Hora: “Assim Na Terra Como No Céu”

Rildo Hora costuma ser muito lembrado como um dos grandes nomes da gaita cromática no Brasil, tendo sido convidado, por décadas, a tocar o instrumento em discos instrumentais. Mas o músico é também cantor e compositor, sendo dono uma discografia com dimensões consideráveis, na ordem de duas dezenas de lançamentos entre LPs e CDs, desde os anos 1960. Deles, trago hoje A vez e a hora de Rildo Hora (1971), disco eminentemente vocal, com arranjos de Chico de Moraes, Guerra-Peixe e do próprio Rildo. A impressão que fica, após a escuta atenciosa, é que a obra é, como sua capa, tão cafona quanto linda e expressiva. O disco tem 12 faixas, quase todas autorais, nas quais se ouve o cantor, dono de um timbre grave muito bonito, dar vida a canções que exalam positividade. A abertura e o encerramento são metalinguísticos (respectivamente, “Leonor” e “Chorar Pra Quê”), tratando de música, mas há espaço também para certo saudosismo (como na linda “Tantas Ruas Namorei”, cuja melodia parece ter inspirado a de “Tanto Amar”, canção que Chico Buarque lançaria exatos dez anos mais tarde) e um olhar reflexivo para o tempo da infância, prenhe de metáforas para a compreensão da vida adulta (o que se ouve na dupla “O Pião” e “O Empinador”). No lado-B, duas faixas se destacam pela sonoridade arrojada e pelo balanço, lembrando os primeiros sambas de Jorge Ben: “O Saci Pererê” e “A Canoa”, ambas com guitarras fuzz que roubam a cena (aliás, ouvidas também no lado-A, em “Panorama, Segundo Rodrigo”). Curiosamente, a faixa instrumental do álbum, e nosso tema do dia, é a única que não foi composta por Rildo. Trata-se de desolada “Assim Na Terra Como No Céu”, de Roberto Menescal, Nonato Buzar e Paulinho Tapajós, composta para a novela global de mesmo título, exibida em 1970. Tema do personagem Padre Vitor, interpretado por Francisco Cuoco, a faixa consta em A vez e a hora de Rildo Hora com um minuto a mais em relação à sua aparição na trilha sonora da telenovela (que, por sinal, é aberta por outra versão, dessa vez, cantada por Tim Maia). Na contracapa do LP, Nonato deixou um depoimento sobre a faixa, que merece ser transcrito: “Tô feliz, ou melhor, estamos, eu, Menescal e Paulinho Tapajós. Rildo conseguiu transmitir na gaita tudo o que nós queríamos quando fizemos a música ‘Assim Na Terra Como No Céu’. Menino, bom, taí! Modéstia à parte, é NORTISTA! Obrigado Rildo”.

2 replies to “47. Rildo Hora: “Assim Na Terra Como No Céu”

  1. … e produtor e maestro! Conheci ele no dvd Acústico mtv do Zeca Pagodinho (2003). Um senhor dançando e regendo (faz a gaita em Lama nas Ruas). Aí no dvd Fundo de Quintal Convida, a mesma cena. Só depois fui saber, um gigante!

    Curtir

    1. Engraçado que, quando comecei a ler o comentário, tinha entendido que você conheceu o Hildo pessoalmente, tendo estado na gravação do DVD do Zeca! (Afinal,
      o Altamiro Carrilho você conheceu, lembro bem!) hahaha
      Mas é isso aí, gigante demais esse artista completo. Se puder, escute o disco todo, é uma pérola escondida da música brasileira.
      Grato pela visita!

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star