Prólogo 33. Kleiderman: “O Colecionador”

Falei detidamente do Kleiderman, e de seu único disco, Con el mundo a mis pies (1994), no 365 Canções Brasileiras. Lá, ao tratar da canção “Não Quero Mudar”, expliquei o caráter desse curioso power trio, montado por Branco Mello e Sérgio Britto – num recesso dos Titãs –, mais a baterista Roberta Parisi. O disco é sujo, rápido, punk, com 17 faixas (sendo que apenas uma, “Get Me Higher”, ultrapassa os dois minutos). No meio de tanta imundice e loucura, um tema instrumental: “O Colecionador”, surpreendentemente, mais cheia de groove do que de punch, incorporando certa influência do som de Seattle. Como a maioria das faixas do álbum, esse nosso tema de hoje foi composto pelo trio de músicos.

Se, por um lado, muitas bandas do BRock investiram em diversos temas instrumentais ao longo de suas discografias (por vezes, apenas para equacionar as extensões dos lados-A e B dos LPs, é bom que se diga), é uma lástima que os Titãs não tenham apresentado sequer uma única faixa sem vocais em toda sua carreira. Assim, infelizmente, ficarão de fora do 365 Temas Instrumentais Brasileiros.

O que se tem, no máximo, é um promo enviado às rádios para a divulgação de “Go Back”, em 1984, contendo, no lado-B, versões instrumentais para ela e para o hit “Sonífera Ilha”. O canal Bolacha Preta Filmes fez a gentileza de compartilhar essa pérola – que, quem sabe um dia, reapareça numa versão remasterizada, num disco de raridades da banda paulistana:

One reply to “Prólogo 33. Kleiderman: “O Colecionador”

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star