Prólogo 32. Flautins Matuá: “Escovando Caranguejo”

Conheci os Flautins Matuá durante uma curta estadia em Campinas, em 2011, e muito por acaso: a pessoa que gentilmente me hospedou já tinha programado uma volta, com outros amigos, para vê-los ao vivo em Barão Geraldo, e acabou que fui junto. Naquela noite em que conheci o conjunto, embarquei numa verdadeira jornada pela cultura popular, entre emboladas, cocos e cirandas. Gostei tanto que voltei pra casa com uma cópia (por um lapso, não autografada) de seu primeiro disco, lançado no ano anterior, Fuá na cidade. Mas não é dele que tratarei hoje, e sim do segundo lançamento do “grupo de pífanos” (como queiram), Na pisada (2019). O álbum surpreende por ultrapassar os limites estritos dos gêneros e ritmos tão adequadamente apresentados e divulgados no CD anterior. Os mil pífanos e as violas continuam lá, mas agora surgem, por vezes, acompanhados de baixo, bateria e efeitos. Nessa toada, o “Baião Da Serrinha”, por exemplo, acaba mesmo sendo um reggae arretado, como “Coração Do Vale” é um reggae caipira. Já “Coco Blues”, ao contrário do que o título dá a entender, tem apenas algo de coco e de blues, enveredando para uma sonoridade meio eletrobossa. “Pião Cantor” é outra faixa que traz frescor ao repertório dos Flautins, processando a influência eletrônica, novamente, ao ritmo da marcha. Destaco também “Condorito”, um diálogo entre o pífano nordestino e a música andina, outra ousadia em relação ao tipo de repertório apresentado em Fuá na cidade – que, sim, continua presente, vide a abertura “No Ximxim”, “Carrilheira”, “A Peleja Do Grilo Com A Cigarra”, “Cavalo Pifado” e nosso tema de hoje, “Escovando Caranguejo”, do repertório do veterano flautista Egildo Vieira (que, aliás, participou do Quinteto Armorial, enorme influência dos Flautins). Outro destaque de Na pisada é a pulsante “Qaraqosh”, que só não escolhi como tema por não ser exatamente representativa, mas talvez seja a melhor faixa de Na pisada.

Assim, fica para o ano que vem falarmos de Fuá na cidade, e também do Quinteto Armorial.

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