43. Quinteto Violado: “Baião Na Garoa”

O Quinteto Violado apareceu primeiramente, a mim, como um conjunto que interpretava canções de Geraldo Vandré. Depois é que fui conhecer outras obras desse verdadeiro patrimônio da música brasileira, incluindo lançamentos mais recentes, como o curioso Choveu mantra no sertão (2009) – que traz “mantras indianos em ritmos nordestinos”, conforme descrito na capa. E de ritmos nordestinos o Quinteto entende, o que está provado desde a vigorosa estreia dos pernambucanos, com um LP epônimo de 1972. Quinteto violado abre com uma estupenda versão para “Asa Branca” (reza a lenda que o próprio Rei do Baião ficara embasbacado com a releitura) e traz diversos temas autorais que revisitam gêneros musicais do nordeste, como explicitado em títulos como “Freviola”, “Roda De Ciranda” e “Baião Na Garoa”. Esta última, aliás, é nosso tema de hoje: composta por Gonzagão (em coautoria com Hervê Cordovil), a faixa tem caráter vocal-instrumental e insinua uma agalopada aventura no semi-árido, conduzida pela viola de Fernando Filizola e pela flauta de Sando. Outras instrumentais do álbum são a mencionada “Freviola”, festiva e curtinha; e a maravilhosa “Marcha Nativa Dos Índios Quiriris”, que também é vocal-instrumental e destaca o violão de Marcelo Melo. Na versão de Quinteto violado nas plataformas eletrônicas, aparecem ainda duas faixas bônus, os frevos “Grilo” e “Pinga Fogo”, ambos com a participação de ninguém menos que Nara Leão.

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