101. Ricardo Kanji | Rosana Lanzelotte | Ensemble Vocal & Instrumental Vox Brasiliensis: “Landum”

O álbum duplo O amor brazileiro: modinhas e lundus do Brasil (2004), perdão pelo lugar comum, é uma viagem ao passado.

No primeiro disco, totalmente instrumental, aparecem peças do compositor austríaco Sigismund von Neukomm, que conviveu com a corte portuguesa nos iniciais de sua instalação na colônia, sendo professor do então infante D. Pedro. Na verdade, trata-se da obra completa de von Neukomm para flauta e pianoforte (tocados, respectivamente, por Ricardo Kanji e Rosana Lanzelotte), e muitas das peças foram escritas no Rio de Janeiro, ambiente que impressionou o maestro, com suas modinhas e lundus (gênero que inspirou a criação de “O Amor Brasileiro”, uma das mais bonitas faixas do disco).

Já o segundo disco tem um repertório majoritariamente cantado pela soprano Rosemeire Moreira e pelo tenor Tiago Pinheiro, do Vox Brasiliensis, trazendo também Guilherme de Camargo nas violas e Dalga Larrondo na percussão. O conjunto passeia por modinhas cantadas no período do Brasil Imperial, dando uma mostra do quanto o gênero, talvez criado ainda em Portugal, frutificou e evoluiu em nosso país.

O repertório traz também vários lundus, expressão musical com ascendência africana, aos poucos incorporada à música de salão, vindo a se encontrar, claro, com as próprias modinhas. Estas, em O amor brazileiro, possuem variadas procedências, e seu resgate deveu-se à soma de esforços de historiadores, musicólogos e recolhedores diversos. Nem todas as autorias puderam ser reconhecidas e, nas letras, nota-se a influência de vários movimentos de nosso passado literário: o barroco, o arcadismo e o romantismo.

Nesse disco, os temas instrumentais também são bastante representativos do caldeirão de compromissos estéticos que rodeou o diálogo entre lundus e modinhas. Por exemplo, o “Vilão Do Sétimo Tom”, para viola e percussão, é da época de Gregório de Matos; mas considero mais interessante o jogo entre os lundus instrumentais “Landum” (nosso tema de hoje) e “Lundum Para Piano”. Ambos temas, sem autoria determinada, mostram como o encontro das músicas europeia e africana levou a sínteses que poderiam apontar para direções não apenas variadas, como opostas. Com efeito, o “Landum” já traz a assinatura rítmica que mais tarde marcaria a emergência do samba e apresenta uma melodia, à flauta, baseada na repetição de motivos e em passagens quase cromáticas, além de ser sustentada por uma harmonia simples, com apenas dois acordes à viola. Por outro lado, o “Lundum Para Piano”, recolhido por Mário de Andrade, sutilmente baseado nas células rítmicas do lundu, é praticamente uma peça clássica, que em tudo lembra a música de Mozart.

Revendo o passado ou antecipando o futuro, o lundu e as modinhas são marcas indeléveis de nossa história musical. Nesse sentido, a antologia Amor brazileiro presta uma inestimável contribuição litero-musical e estética à cultura do Brasil.

2 replies to “101. Ricardo Kanji | Rosana Lanzelotte | Ensemble Vocal & Instrumental Vox Brasiliensis: “Landum”

  1. Grande escolha Ferinha, só pra constar: Neukomm foi aluno do atualmente negligenciado Joseph Haydn e foi professor de Francisco Manuel da Silva, o compositor da música do atual hino nacional brasileiro.

    Quando escuto os hinos dos outros países sempre penso que são músicas monótonas ao estilo “trilha sonora”, pouquíssimos são os hinos realmente empolgantes e o brasileiro é soberano, sem dúvida. Parece que isso se deve não apenas ao nacionalismo acrítico, e sim à influência do grande pai da sinfonia!

    Curtir

    1. Muito boa contribuição, meu caro! E ontem escutava Nunes Garcia, outro grande nome dessa época, também relacionado ao Hino Nacional (que eu também acho um dos mais bonitos que existem, muito vibrante e altivo, ou como você propriamente diz, soberano). Vamos falar disso aqui no finalzinho de maio, aguarde!

      Abração e grato pelo comentário.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star