2. Guilherme Arantes: “Pra Começar O Dia”

Principalmente ao longo dos anos 1990, Guilherme Arantes compôs, sozinho, diversos temas solo para piano, que foram coligidos no álbum New classical piano solos (2000). Em 2011, as faixas foram relançadas, com a exclusão de um medley de temas da MPB, segundo o autor, “alienígena” no contexto do álbum – que, basicamente, é um disco de new age – , agora intitulado apenas Piano solos. As melodias e harmonias são plácidas, algumas mais solares, evitando-se as atmosferas sombrias. Muitas das faixas vêm adornadas com sons da natureza. “Pra Começar O Dia”, nosso tema de hoje, é uma espécie de “bom dia”, belo e comovente, mas o álbum tem outros destaques, como “Xiva Nataraja” ou “Magnos”, que tem acordes pesados e vem com uma programação eletrônica como base. Vale como contato com uma outra faceta de um artista que, vindo do rock progressivo, acabou mais conhecido por suas canções pop, tão pegajosas quanto bem-arquitetadas.

2 replies to “2. Guilherme Arantes: “Pra Começar O Dia”

  1. Oi, Rafael,
    Feliz 2024!

    Encontrei o 365 Canções Brasileiras em Abril de 2023 enquanto buscava pela história por trás da canção “Mestre Jonas”. Tentei ler o blog diariamente, como se estivesse acompanhando ele quando os posts foram originalmente publicado. Admito que ainda não terminei as músicas de Dezembro, mas devo começar as de Janeiro logo.

    Fico feliz em poder acompanhar o 365 Temas Instrumentais Brasileiros “ao vivo”, e espero ser mais consistente do que fui com as canções.

    Não costumo comentar online – na verdade, este deve ser meu primeiro post em cinco anos, e mesmo então eu só postava no grupo da faculdade -, mas saiba que estarei aqui acompanhando a viagem.

    Um forte abraço!

    Curtir

    1. Oi, Tiago.
      Que legal que você está acompanhando o 365 Canções Brasileiras. É uma satisfação enorme saber que o projeto continua sendo acessado, 5 anos depois de ter iniciado. Vai ser curioso você ler os posts de janeiro após os de dezembro, porque no final do ano eu já tinha criado uma dinâmica muito particular para a escrita, os textos saíam como que automaticamente, de certa forma. E em janeiro eu ainda estava tateando o terreno e tentando entender o que, afinal, eu estava fazendo!
      E fico muito contente em ter você como audiência fiel deste novo projeto. Vamos ver no que vai dar!
      Obrigado pelo comentário e vamos seguindo. Um abraço!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star