5. Milton Nascimento: “Cadê”

O disco O milagre dos peixes é um dos pontos altos da carreira de Milton Nascimento. Como diversas de suas faixas tiveram as letras censuradas, acabou que o álbum foi lançado praticamente como um disco instrumental.

“Escravos De Jó” depois viraria “Caxangá”, gravada por Elis, e é o clássico de abertura, com alguns versos cantados por Clementina de Jesus. “Carlos, Lucia, Chico E Tiago” tem o característico piano em stacatto de Milton e, a essa altura, já estamos encantados com a percussão de Naná Vasconcelos – que talvez devesse dividir a autoria do álbum com Bituca. “Milagre Dos Peixes” faz o contraponto à tristeza da faixa anterior, ao tratar de abundância em sua letra e se apresentar com um tom redentor. “A Chamada” é talvez a mais experimental do disco, com sua profusão de brincadeiras vocais, parecendo antecipar algo que Zé Ramalho e Lula Côrtes fariam em Paebirú, três anos depois.

“Cadê” é a que escolho como tema de hoje, por seu balanço quase samba-rock, gênero que Bituca pouco explorou em sua discografia. Composta com Ruy Guerra, algumas de suas passagens me fazem imaginá-la num disco de Jorge Ben, e improvisos no piano elétrico (pilotado por Wagner Tiso) adicionam ares de jazz à composição. Ou seja, um tema interessantíssimo na obra de Milton Nascimento. Destaque também para as guitarras de Nelson Angelo. Em 1976, seria gravada com letra em inglês (“Fairy Tale Song”) pelo próprio Bituca, e, dois anos depois, por Gal, com letra em português.

Prosseguindo no álbum, vem a “Pablo nº 2”, com clima sinfônico e pesado, sombrio, lúgubre. Parece preparar para o épico “Tema Dos Deuses”, que ensaia alguns vocais (“Filho meu…”), mas é (predominantemente) instrumental, possuindo uma passagem sambista no que poderia ser chamado de seu terceiro ato. “Hoje É Dia De Del-Rey” também é instrumental e experimental, com suas camadas de sons ambientes, emoldurando o piano de Milton. “A Última Sessão De Música” é mais uma experimentação: um músico tocando num ambiente em que pessoas conversam, talvez um bar.

As duas faixas finais, “Sacramento” e “Pablo”, são cantadas. A primeira tem alusões religiosas, como é de praxe em canções de Milton; já a última, singela canção acompanhada ao piano, tem os vocais de um jovem Borges, dessa vez, Nico.

Milagre dos peixes foi lançado num formato pouco usual: um LP mais um compacto com as três faixas finais. Além de Wagner e de Naná, outros nomes-chaves do álbum são Paulo Moura e Novelli. No ano seguinte, o disco receberia uma releitura ao vivo.

(Observação: o vídeo linkado acima diz se tratar de “A Última Sessão De Música”, mas, na verdade, é “Cadê” mesmo).

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