66. Ednardo: “Ponto De Conexão”

Para um artista cujo álbum de estreia fora lançado havia quase uma década, Ednardo, em 1983, estava relativamente afinado com o ideário estético e temático dos anos 1980. Seu álbum desse ano, Ednardo, traz dez faixas, todas autorais, explorando certa diversidade de gêneros, embora o rock seja dominante – o que é explicitado logo nas duas faixas de abertura, “Super X” e “Rockcordel”, que trazem as guitarras de outro ícone oitentista, Marcelo Sussekind. O ritmo diminui em “Arraial”, terceira faixa, que referencia o romance Luzia-Homem, do escritor cearense Domingos Olímpio. Já “Papai Mamãe” é um samba irreverente, com uma competente seção de ritmistas (incluindo Mestre Marçal e seu filho Armando Marçal, o Marçalzinho). Confesso que, ao escutar o álbum pela primeira vez, e a essa altura do disco, não pude deixar de lembrar das obras de outro cantor: Eduardo Dussek. De fato, em muitos momentos, o timbre de Ednardo soa parecidíssimo com o de seu colega carioca (e curioso mesmo foi, logo após constatar isso, escutar a quinta faixa, “Tudo”, uma das mais bonitas, que traz o verso: “Nostradamus, nós estamos em um-nove-oito-e-quatro”). Abrindo o lado-B, “Rubi” injeta sangue latino em Ednardo, abrindo o caminho para um frevo legítimo, “Café Com Leite”. E falando em Pernambuco, “Encantado” traz Robertinho de Recife nas guitarras, embora a faixa soe mais baiana que recifense, com sua percussão afro. Já a última canção do álbum, “Nova Raça”, é um rock n’ roll legítimo, com guitarras distorcidas na medida certa – cortesia de Manassés, que acompanha Ednardo em quase todo o álbum, duelando com o guitarrista e luthier estadunidense Scott Ackley. Finalmente, vem a faixa de encerramento, que trouxe Ednardo até este projeto: o tema instrumental “Ponto De Mutação”, a mais nordestina composição do LP, parecendo, ao mesmo tempo, cearense (pelo ponteado da viola sertaneja, na verdade, Manassés no violão de 12), pernambucana (com referência ao maracatu) e baiana (graças à percussão que, em alguns momentos, faz a faixa soar como um ijexá).

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