87. Orquestra de Violões de Brasília: “Carapanã”

Apesar de evitarmos as orquestras neste projeto – já que é comum que elas se entreguem a repertório mais erudito, e aqui temos em vista a música popular –, é preciso abrir uma exceção para a Orquestra de Violões de Brasília. Criada por Jaime Ernest Dias em 1991, dirigida por ele e por Paulo André Tavares e composta por 16 músicos, a orquestra tem dois álbuns gravados, um deles, este Contrastes, lançado em 2005, mas gravado em 1997 no Memorial Juscelino Kubitschek. As 18 faixas dão uma mostra abrangente e representativa do repertório do projeto. As nove primeiras são dedicadas a dois clássicos: a música renascentista de Michael Preatorius, com os cinco movimentos de sua “Eight Dances For Four Guitars”; e o barroco de Georg Philipp Telemann, com quatro movimentos de seu “Quartet In D”. A partir daí, Contrastes, fazendo jus a seu título, vai na direção oposta, ao dar visibilidade a compositores brasileiros mais contemporâneos, partindo de Demétrio Bogea (com “Maresia”) e chegando aos membros da orquestra, Marcílio Cunha (com a linda “Prá Laissa” e a ótima “Chico Oliveira No Repique Do Baião”) e Écio Cunha (“Caparanã”, que tomo como nosso tema de hoje, não só pela execução perfeita de uma composição interessante, mas também por uma ótima surpresa no final). Por fim, aparecem clássicos da música popular, a começar pela “Tristeza Do Jeca”, de Angelino de Oliveira, que embute uma tocante declamação; a presença da América Latina, mediante a faixa-título, do boliviano Jaime Zenamon; e uma seção final chorona, com o “Choro Da Saudade” (composta em 1928 pelo paraguaio Augustin Barrios, em São Paulo, quando soube da morte do filho de seu amigo e discípulo João Avelino de Carmargo, que também estudou com João Pernambuco), com participação de Hamilton de Holanda no bandolim, além de “Apanhei-Te Cavaquinho” (Ernesto Nazareth) e “Lamentos” (Pixinguinha), todas em arranjos estupendos.

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