94. Maria Teresa Madeira: “Lua Branca”

Muitas das mais marcantes composições de piano fazem referência (ou reverência) à lua. Posso lembrar da” Sonata Ao Luar”, de Beethoven, assim como do “Clair De Lune”, de Debussy. Nós brasileiros também temos uma ode pianística ao astro prateado, “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, cuja introdução integrava o tema de abertura da minissérie Chiquinha Gonzaga, de 1999, o que a tornou conhecidíssima por muita gente que viveu os anos 1990. No toque de Maria Teresa Madeira (que dublava as mãos da intérprete da compositora, Regina Duarte, em diversas cenas da produção global), a singela peça encontra uma execução delicada e competente em Chiquinha Gonzaga, álbum também lançado em 1999 e iniciador da série Mestres Brasileiros (da gravadora de Marcus Viana, Sonhos & Sons). Assim, a modinha, que abre o disco, fica sendo nosso tema de hoje. Mas as demais interpretações de Maria Teresa – uma das maiores referências vivas do choro no piano, com o mérito de ter registrado a obra completa de Ernesto Nazareth – também merecem ser apreciadas, sendo que Chiquinha Gonzaga traz nada menos que 21 faixas, de diferentes gêneros. Lá estão valsas (“Dama De Ouro”, “Plangente”, “Cananéa”), polcas (“Atraente”, “Annita”, “Não Insistas, Rapariga”, “Viva O Carnaval”), tangos brasileiros (“Faceira”, “Bijou”, “Sedutor”, “Biónne”, “Tim Tim” e o obrigatório “Gaúcho”, também conhecido como “Corta-Jaca”) e um samba (“Fogo Foguinho”). Também aparecem peças que integravam os espetáculos teatrais A corte na roça (“Recitativo” e “Valsa”) e Forrobodó (“Quadrilha”, “Tema” e “Cordão”), além da imprescindível “Abre Alas” – espertamente alocada no encerramento de um álbum não apenas agradável aos apreciadores do piano solo, mas que contribuiu e contribui para difundir a obra de uma de nossas principais compositoras.

2 replies to “94. Maria Teresa Madeira: “Lua Branca”

  1. Mais uma do nosso repertório, Demorô!
    Obrigado Rafael Mori Miyagi! (me perdoe a heresia de postar uma letra no tema instrumental).

    Ó, lua branca de fulgores e de encanto
    Se é verdade que ao amor tu dás abrigo
    Vem tirar dos olhos meus, o pranto
    Ai, vem matar essa paixão que anda comigo

    Ai, por quem és desce do céu, ó, lua branca
    Essa amargura do meu peito, ó, vem, arranca
    Dá-me o luar de tua compaixão
    Ó, vem por Deus, iluminar meu coração

    E quantas vezes lá no céu me aparecias
    A brilhar em noite calma e constelada
    A tua luz então me surpreendias
    Ajoelhado junto aos pés da minha amada

    E ela a chorar, a soluçar, cheia de pejo
    Vinha em seus lábios me ofertar um doce beijo
    Ela partiu, me abandonou assim
    Ó, lua branca, por quem és, tem dó de mim

    Curtir

    1. Muito bom, meu chapa! Apesar da “heresia”, a poesia é linda, aliás, como toda boa modinha tem que ser.
      Nos últimos dias teve bastante choro, com peças do Dilermando e do Nazareth. Amanhã aparecerá um chorão diferente, que poucos ouviram. Espero que você e o Demorô apareçam pra comentar!
      Abração e grato pela visita.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star