23. Alexandre Caldi | Itamar Assiere: “Consolação”

Lançado em 2019, Afro + sambas une o saxofonista Alexandre Caldi e o pianista Itamar Assiere em mais uma merecida homenagem ao clássico álbum de Baden Powell e Vinícius de Moraes. Quanto à importância e ao significado de Os afro-sambas para a música brasileira, muito já se falou – e muito melhor do que eu falaria, embora eu mesmo tenha escrito algo, tanto nos prólogos deste projeto, no post de ontem e mesmo no 365 Canções Brasileiras –, portanto, vamos nos concentrar no álbum do duo. Em todas as faixas, são apenas Itamar e Alexandre, embora com variadas formações: se o pianista também percute seu instrumento no grave “Lamento De Exu”, o saxofonista se reveza entre o sax tenor e o barítono, empunhando a flauta em alguns momentos, como na delicada versão para “Canto De Iemanjá” ou no “Samba Novo”. Esta, aliás, é uma das três composições adicionadas ao repertório completo do disco original de 1966; as outras duas tinham que ser, claro, “Labareda” (que encerra o álbum em alta temperatura) e nosso tema de hoje, “Consolação” – a única não arranjada pelo duo, que se aproveita do arranjo de Luiz Eça para o Tamba Trio. Embora não creditada, penso que talvez haja a influência, também, dos arranjos que Mário Adnet e Philippe Baden Powell apresentaram em Afro samba jazz (2009). Afinal, Alexandre e Itamar também vertem para a linguagem jazzista o repertório de Baden e Vinícius, sempre iniciando os temas com seus acordes e melodias originais, mas logo os abrindo para um jogo de improvisações que expandem e enriquecem uma obra que, originalmente, já era riquíssima em termos rítmicos, melódicos, harmônicos e líricos.

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